Os sistemas centrais de ar condicionado podem ser divididos em dois tipos, sistemas centrais por expansão direta e sistemas centrais por expansão indireta.

Sistema central por expansão direta.

Permite a utilização de apenas um equipamento para climatizar uma ou diversas áreas amplas  através de rede de dutos. Sua unidade evaporadora é instalada dentro de uma casa de máquinas e o nome de expansão direta é dado devido a troca de calor direta do condensador com o ar. Fazem parte desta família de equipamentos os seguintes tipos; Splitão, Self Remoto e Self Acoplado. São vantagens deste sistema;     A distribuição homogênea do ar pelo ambiente a ser climatizado, o controle centralizado da temperatura e o baixo nível  de ruído.  

Sistema central por expansão indireta.

Esse tipo de solução utiliza unidades resfriadoras (Chillers) por onde o processo de resfriamento da água é realizado e em seguida a mesma é distribuída pelos vários equipamentos de tratamento de ar, como UTAs e Fan-coils. Nesses equipamentos existe uma serpentina por onde circula a água gelada e o ar a ser tratado passa através dela causando o seu arrefecimento e em seguida a climatização dos ambientes. 

Essa solução é normalmente utilizada para climatização de grandes áreas e sistemas especiais como:

- Shopping Center;
- Data Center;
- Hospitais;
- Indústrias;
- Empreendimentos corporativos; 

Copyright. Todos os direitos reservados à Summer Cool.
Desenvolvido por A6web.